Por: Mitra Granfar (facilitadora da PS Treinamento)

“Discurso é o efeito de sentido entre interlocutores”
(Michel Pêcheux)

Como você avalia a eficácia da sua comunicação na era digital em que vivemos?

Você já reparou que poderia ficar horas assistindo a algumas pessoas (em um vídeo do Youtube, por exemplo) enquanto outras te causam certo desconforto ao ver e/ou escutar? Conscientemente você não sabe, mas escolhe outra palestra ou outro canal de televisão. Se a conversa for presencial, pode acontecer do seu pensamento rapidamente se distrair e ir para outro assunto e, quando você se dá conta, está longe, em outro lugar – mesmo que de corpo presente!

24 Horas de Conexão: saber selecionar conteúdos e manter seu foco

Essa é umas das consequências da era virtual e digital em que vivemos e somos inevitavelmente permeados por ela. Quantas centenas de aplicativos são lançados diariamente? Quantos celulares você já trocou para se sentir parte da era tecnológica?

Nos meus contatos profissionais, percebo que nem os e-mails fazem mais sentido. A urgência de respostas torna o aplicativo ‘Whatsapp’ a grande invenção do momento – até que surja a próxima! Essa avalanche de informações pode ser muito produtiva, uma vez que acelera os acontecimentos, movimenta as negociações e catalisa os eventos.

Ela também nos conecta aos quatro cantos do mundo e muda a perspectiva das relações humanas. É preciso sair da caixinha e mudar o ângulo de visão para acompanhar a velocidade dos acontecimentos aos quais estamos todos expostos.

Universo Linguístico

Porém, mesmo com toda essa tecnologia que nos cerca, o contato humano com outro humano jamais será substituído.

É impossível vivermos sem relações de carne, osso e, acrescento, alma. Sentimentos, pensamentos, emoções, sintomas, chistes, sonhos e atos falhos são componentes da nossa constituição psíquica que inevitavelmente vêm à tona por meio da linguagem.

A linguagem em sua essência é opaca e heterogênea, ou seja, tenho diversas formas para dizer a mesma coisa ou, ainda, aquilo que eu elaborei para expressar pode chegar ao outro de um jeito diferente ao que havia planejado. Não há garantias frente à interpretação do meu interlocutor. E é nesse ‘gap’ entre um dizer e outro, uma fala e outra, que começam os ‘mal-entendidos’.
Para minimizarmos os efeitos de não sentido em nossas relações, temos um universo linguístico e comunicativo para lapidarmos e nos tornarmos conscientes. Imagine, literalmente, o universo: os planetas, cometas, sol, as estrelas…são interdependentes. Um não existe sem o outro.

O discurso, diálogo, corpo, a linguagem, postura, língua falada e a voz compõem a expressão e a comunicação humana! Formam um conjunto – e uma vez estruturados e alinhados resultam em uma oratória agradável para quem escuta e, assim, a comunicação se dá: nos turnos entre o eu e o você.

Lapide o seu Universo

Em todas as esferas da vida humana, a linguagem se faz presente. Pensamentos, informações e conteúdos circulam de um lado ao outro incessantemente. E, para que a transmissão aconteça, precisamos de órgãos emissores, como os órgãos fonoarticulatórios, e receptores, como o aparelho auditivo, por exemplo.

E é justamente aqui – mais especificamente, dentro de nós – que está a grande sacada para potencializarmos a nossa capacidade de comunicação com o outro. Como? A potencialização acontece quando tomamos consciência de que existe todo um aparato fisiológico por trás de tudo aquilo que temos intenção em comunicar.

Para auxiliar você nesse processo de tomada de consciência e para ajudá-lo a lapidar seu universo liguístico e comunicativo, queremos convidá-lo a participar do Workshop Upgrade de Facilitadores, que vai acontecer no dia 24/03, em Florianópolis.

O que esperar do Workshop

Você que trabalha com treinamento de times, facilitação de grupos e coordenação de equipes receberá ferramentas e exercícios que auxiliarão na transmissão dos conteúdos que precisa compartilhar com seus parceiros.

A troca de experiências com seus pares e o posicionamento perante um público com maior eficácia, trará a você segurança, credibilidade, coesão e coerência entre o que – e como – fala e faz. Perceber o timing entre falar e escutar também é importante!

Aprenderá também sobre os cuidados da voz, sobre impostá-la na hora certa, bem como melhorar a postura e a entonação vocal, além de utilizar as expressões gestuais, faciais e corporais ao seu favor!

Você sabia que aprender a respirar pode fazer toda diferença?

Orientações, dicas práticas e técnicas vivenciais sobre todos esses aspectos fazem parte do nosso workshop! Nosso time estará pronto para te receber. Daniel Spinelli e eu teremos o prazer de ajudar você nessa grande jornada!

As vagas são limitadas, inscreva-se aqui!

Fonte: PS Treinamento