Segundo pesquisa do Ibope 98% dos brasileiros andam se sentindo exaustos.
Damos alguns conselhos para começar a semana com energia.

Mesmo depois de descansar no final de semana muitas de nós acordam na segunda feira com uma sensação de cansaço indescritível.
O stress, complicações no sono, a alimentação e o sendentarismo são os principais inimigos da vitalidade.
Juntamos algumas dicas para ajudá-los a não conviver diáriamente com cansaço.

Rir é o melhor remédio!
Quando nós rimos, o corpo relaxa e sente prazer o cérebro liberando anticorpos e hormônios, como endorfina e serotonina.
Esta reação faz com que a imunidade melhore e o cansaço mental reduzia.
Até o próprio ato de sorrir, é capaz de induzir o cérebro a pensar que está feliz.
Por isso fale besteiras, veja comédias, faça programas com seus amigos e sorria, sempre!

Exercite-se.
A primeira coisa que abdicamos quando estamos cansadas é o exercício, mas saiba que isso só piora as coisas, pois para além de aumentarem a força física, durante a prática de exercícios, hormônios do prazer são liberados, relaxando a mente e combatendo o desânimo emocional.
Crie uma rotina, de algum exercício que lhe dê prazer e coloque na sua agenda um horário reservado para esa tarefa.
20 minutinhos por dia é mais do que suficiente para te dar energia por um bom tempo.
Vale tudo: andar, nadar, correr, fazer sexo, depende de você.

Evite alimentos pesados e gordurosos
Especialmente durante a semana. Aposte em alimentos ricos em fibras, evite açucar, reduza alimentos ricos em gluten, prefira grelhados, legumes, saladas, grãos integrais e muita água.
Para processar a digestão, o corpo altera a circulação sanguínea para o processo digestivo e quanto mais gordura é consumida, mais é exigido do intestino.
Porcausa disso o cérebro é menos irrigado com sangue, o que causa aquela sensação de sonolência e falta de energia.

Antes de ir dormir, desligue-se dos seus gadgets.
Televisão, computador, celular, tablet – estes aparelhos estimulam o cérebro e as suas luzes desses aparelhos impedem-nos de produzir o hormônio do sono, por isso opte pela escuridão total na hora de se preparar para dormir, o ideal é desligar tudo meia hora antes.

Diga não ao café
Café produz um pico de energia que se segue por um pico de cansaço, semelhante ao que ocorre com o consumo de açucar.
De manhã água quente com limão e alguns chás, como o chá verde são substitutos fantásticos.

Melissa Corrêa
Melissa Corrêa
Designer, Marketeira e Viajante