Você já tem todas as condições

Na filosofia da motivação vamos encontrar os princípios para compreender e gerenciar os processos para nosso progresso e desenvolvimento. Nossa motivação é a base, o terreno onde construímos mudanças e o primeiro princípio nos ensina que “Não importa qual seja a situação, você pode mudar tudo em sua vida agora, com as condições que você já tem.”

Este é um conceito extraordinário para alterarmos rumos e prospectarmos novas possibilidades e resultados. Não é preciso esperar nada, nenhum recurso ou condição diferente daquelas que já possuímos. Já somos capazes de promover mudanças em nossa vida e carreira hoje com os recursos que já temos.

E quais são nossos recursos mais relevantes para a promoção de mudanças? Vamos ver um a um e entender como esse princípio pode ser aplicado de forma prática e eficaz.

Relacionamentos: é nossa rede de contatos, família, amigos, colegas de trabalho e todos os contatos que estas pessoas tem. Há um estudo que mostra que entre duas pessoas, mesmo que de distintas partes do mundo ou muito diferentes nível social e econômico, só há, no máximo, 6 pessoas de ligação. Ou seja, entre você e Bill Gates ou o Princípe Charles só há 6 pessoas para serem contatadas, no máximo. Assim, se você precisa chegar a alguém, olhe ao redor e pergunte ao seu grupo de relacionamentos. Alguém sempre conhece alguém, que conhece alguém… É através dos relacionamentos que chegamos a novas oportunidades.

Talentos: é aquilo que temos para entregar ao mundo, nossas habilidades e competências. Sempre podemos aprimorar talentos, porém o mais importante é descobri-los. Já temos talentos disponíveis para realizar nossos sonhos, contudo é preciso se colocar em desafios para identificá-los. Talento se descobre com o uso.

Conhecimentos: é nossa bagagem intelectual, nosso saber fruto do estudo e da pesquisa. Quando percebemos uma dificuldade temos que rever nosso saber e encontrar os conteúdos que já possuímos para lidar com tal desafio. Sabemos mais do que pensamos, mas pensamos pouco sobre o que sabemos. Se nos dedicarmos a isso descobrimos soluções que já nos pertencem, mas que nunca tínhamos percebido.

Experiência: é o conjunto das vivências. Mesmo aquilo que aparentemente não deu certo teve um resultado e trouxe um patrimônio valioso, a experiência. Quanto maior o volume de experiências, maior o potencial de produzir mudanças. Entretanto, tudo que você precisa agora para seus próximos passos são as experiências que você já tem. Revise cada uma delas e veja que lições estão lá disponíveis, mas que você ainda não tinha notado.

Tempo: o quinto de nossos recursos para a produção de mudanças é o tempo. Esse é o elemento onde fazemos tudo acontecer. A gestão do tempo, que já está disponível, é o que fará a diferença significativa. Não é possível mudar o tempo, só precisamos mudar nossa relação com ele e aí tudo se modifica.

Pense a respeito dessas condições e perceba que tudo que você precisa para produzir as mudanças que você almeja, já estão disponíveis. A tarefa é fazer uso desses recursos. Reflita sobre isto. Suerte!

Autora: Dulce Magalhães Ph.D em Filosofia, escritora, palestrante e coach. www.dulcemagalhaes.com.br
Autora: Dulce Magalhães
Ph.D em Filosofia, escritora, palestrante e coach.
www.dulcemagalhaes.com.br