É normal ouvirmos falar de mulheres que ganham peso durante a fase da menopausa. Mas não podemos afirmar que a menopausa é a razão para engordarmos. o ganho de peso está pricipalmente relacionado ao envelhecimento e à mudança de estilo de vida.
A ansiedade que é um dos sintomas mais comuns da menopausa, pode ajudar que haja uma vontade maior em comer alimentos diferentes e em mais quantidade do que estamos acostumadas. Por isso é importante controlar a ansiedade, através de exercícios físicos que por sua vez, tambem auxiliam a manter um peso e condição saudáveis..
Para além da ansiedade o ganho de peso pode ser associado a vários outros fatores e adversidades que ocorrem na nossa saúde com o avanço da idade. Por isso, nesta fase fundamental prestarmos um cuidado especial a nos mesmas, através da alimentação, evitando dietas calóricas, cuidando do corpo e da mente.

Com o avanço da idade tambem existe um tendência a se acomodar, o que certamente influencia no ganho de peso. Por isso, nada de ceder aquela preguicinha que impede você de fazer sua caminhadas diárias, seu pilates, sua natação etc… Mantenha um ritmo de vida sempre ativo, especialmente agora.

Aposte em exercícios direcionados à sua idade, sem exageros, e uma vida com hábitos saudáveis ajudarão, na manutenção do peso saudável como tambem trará benefícios ao seu coração, diminuindo a chance de ter problemas cardiovasculares.

Confira alguns conselhos para esta nova fase da vida:

– Poucas calorias e muitas fibras são a combinação perfeita para uma vida saudável, por isso faça uma dieta rica em vegetais e frutas. .

– Procure tomar seus sucos, cafés e chás ao natural , sem açúcar nem adoçante.

– Prefira sempre grãos integrais (cereais, pães, massas, arroz).

– Não “incentive” os fogachos (calores), para isso deve evitar comidas picantes, álcool ou cafeína.

– Consuma mais peixe, especialmente aqueles que contêm doses altas de Ômega 3, como o salmão pelo menos duas vezes na semana.

– Evite o sal! Reduza o sódio quanto mais melhor.

– Não se acomode, procure sempre nova atividades para sua vida ficar mais agitada.

fonte: http://www.viva50.com.br

Saiba mais sobre a menopausa nos artigos relacionados:
Terapia de reposição hormonal
Compreenda melhor a menopausa

Melissa Corrêa
Melissa Corrêa
Designer, Marketeira, melissacorrea.niponica.net