Regras para cuidar do seu cabelo

Na era dos tratamentos extremos pintura, secagens, alisamentos e permanentes, o cabelo danificado tornou-se uma questão comum nos dias de hoje. Antes de você ficar desesperada porque você prefere vender sua alma do que desistir de usar sua chapinha, considere que o cabelo até mesmo destruído pode voltar a ganhar vida com alguns pequenos ajustes à sua rotina de tratamento. É possível conseguir um mais brilhante, mais saudável com apenas 11 truques (e um rolo de papel toalha).

REGRA 1 Molhe com menos frequência.

A água faz inchar cabelo por dentro, e faz com que a cutícula fique mais exposta e vulnerável. Quando isso você lava com muita frequência, aumenta frizz e a quebra. Não lave o cabelo mais do que você precisa. Em vez disso, adote um shampoo seco que é um absorvente de óleo e odor.

REGRA 2 Faça escolhas mais inteligentes quando escolher o seu xampu

Não se preocupe com sulfatos ou não sulfatos. Os sulfatos foram testados contra outros produtos de limpeza e não foi verificada qualquer diferença em termos de danos ou desbotamento da cor. Todos os shampoos têm detergentes que retiram a oleosidade e a cor do cabelo. O que você quer é um shampoo que para repação de cabelos danificados, que tenha proteínas para fortalecer o cabelo ou um condicionador de limpeza, que tem a menor concentração de detergentes.

REGRA 3 Altere a maneira como você pensa sobre o condicionador.

Todas nós sabemos que eles servem para suavizar o frizz e fazer seu cabelo ficar mais macio e mais brilhante. Se você possui um secador de cabelo ou chapinha saiba que os condicionadores são fundamentais como proteção para contra o aquecimento. O condicionador é tão importante como spray protetor térmico, se não mais, porque ele é melhor para revestir o cabelo. Use condicionadores sem ingredientes como: methicone ou polyquaternium e quando aplicar, deixe-o em pelo menos cinco minutos, e depois enxaguar com água fria.

REGRA 4 Trabalhe com camadas.

Como o calor é a pior coisa para o seu cabelo, abuse do protetor térmico de spray, e aplique por no cabelo dividindo este em camadas, pegue pequenas seções de cabelo húmido e aplique o spray para cima e para baixo no comprimento. Quando você terminar, penteie o cabelo para distribuir a fórmula.

REGRA Acelere a secagem.

Caso tnha pressa, acelere a secagem do seu cabelo: menos calor significa menos danos. Não esfregue seu cabelo ao secar, basta colocar uma toalha ou camisa na cabeça, e em seguida seque com toalhas de papel. Você vai ficar chocada com a quantidade de água que sai de seu cabelo e como vai conseguir fazer a chapinha em metade do tempo.

REGRA 6 Use suas camisas velhas.

Suas peças de algodão são mais suaves para seu cabelo do que uma toalha. Sua camiseta de algodão não deixa a cutícula áspera, então você terá mais facilidade para alisar o cabelo e torná-lo saudável.

REGRA 7 Esfrie sua cabeça.

Se o seu cabelo fica quente depois de secar com secador ou fazer chapinha, isso significa que ele ainda está “fritando”. Sempre que possível, tente secar o cabelo com ar frio.

REGRA 9 Seja criativo.

Se você secar naturalmente o cabelo durante a noite, pode minimizar os danos e poupar tempo. Um truque que funciona para todos os tipos de cabelo: Dormir com o cabelo úmido em duas tranças soltas. Isto suaviza frizz, solta cachos, e faz ondas tipo praia no cabelo.

REGRA 9 Aposte em tratamentos regulares.

Tratamentos semanais do couro cabeludo podem fazer uma diferença maior a longo prazo do que você pensa. Manter os folículos pilosos limpos evita a obstrução e inflamação que leva à queda de cabelo mais tarde na vida. Use shampoo anti resíduo ou shampoo anti-caspa para a limpeza do couro cabeludo.

Veja também:
Truque simples para fios super macios
Receita para acelerar o crescimento do cabelo
Alternativa para shampoo

fonte: www.huffingtonpost.com

Melissa Corrêa
Melissa Corrêa
Designer, Marketeira, melissacorrea.niponica.net