Sabemos que existe uma correlação direta entre o que comemos e saúde do cabelo.
Os cabelos compõem-se 90% da proteína, 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.
Regimes radicais, restrições alimentares e dietas com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais podem alterar a estrutura do cabelo, determinando o afinamento, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios.
Para que seu cabelo se mantenha saudável, bonito e com brilho tenha uma alimentação completa e saudável. Ingira uma porção de cada grupo alimentar. Proteínas magras, carboidratos integrais e gorduras benéficas. Consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais.

Quais são as substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos cabelos?
• Vitamina C (Fonte: presente em frutas cítricas e tomate)
• Vitamina A (Fonte: óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego);
• Vitaminas do complexo B (Fonte: carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes);
• Zinco, Cobre, Ferro, Iodo (Encontrados principalmente em: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros);
• Evite períodos de jejum prolongado – Se alimente de 3 em 3 horas = os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos).
• Evite tomar café ou chá exageradamente.
• Caso sua dieta seja vegetariana => tente consumir produtos ricos em proteínas como ovos e alimentos a base de soja.
• Beba em média 2 litros de água ao dia.

ATENÇÃO!!
Fatores como hereditariedade, alterações hormonais, uso de medicamentos, carência nutricional (por exemplo deficiência de ferro), dietas restritas, ciclos menstruais irregulares ou intensos, alteração da tireóide , ovário policístico, entre outros; podem interferir na saúde dos cabelos. Nestes casos procure aconselhamento nutricional ou/e médico.

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Autora: Susan Tribess
Nutricionista