Sugestão de Filme – O Sonho de Wadjda

O Sonho de Wadjda
Alemanha/Arábia Saudita
2013

Este filme, dirigido pela diretora Haifaa al Mansou é uma história simples e tocante que conta a história de Wadjda, uma garota alegre e inteligente com um grande sonho: ter uma bicicleta.
Você pode pensar que este sonho seria algo simples e banal para a maioria das crianças, porém Wadjda vive em Riad, capital da Arábia Saudita, numa sociedade onde as mulheres não podem dirigir, nem andar de bicicleta pois isto poderia “macular a sua virtude”.

Mas Wadjda é uma garota corajosa e determinada. Um dia ela vê a bicicleta dos seus sonhos e decide de maneiras bem criativas juntar dinheiro para comprá-la.

Para além da história de Wadjda, podemos acompanhar o trajetos de outras personagens femininas que nos ajudam a entender a cultura nesse lado do mundo.
A mãe de Wadjda vive insegura pois não conseguiu dar um filho homem ao marido e teme que este vá buscar uma segunda esposa, por isso vive lhe fazendo todas as vontades.
Já a avó de Wadjda, procura instigar o filho a procurar outra esposa e despreza a neta por ser menina, mostrando assim como as próprias mulheres contribuem para perpetuar a descriminação que sofrem.

O final mostra a importãncia do papel da mãe na formação da personalidade e identidade da sua filha, dando a esta a possibilidade de um dia ser mais livre do que ela mesma.

Melissa Corrêa
Melissa Corrêa
Designer, Marketeira, Amante da Saúde e Viajante